sábado, 20 de outubro de 2012

2ª Intervenção - 29/05/2012

No dia 29/05/2012 foi realizado a 2ª intervenção na escola.

Atividades:
- 2ª parte dos apontamentos teóricos- Qual a importância do professor, e suas competências no proceso de ensino-aprendizagem e alfabetização?
- Prática: Atividades que podem ser realizadas com seus alunos...
   * Monte e conte!
   * Ditado de desenho!
   * Como é possível aprender ler, lendo?


 Participando de situações didáticas em que é preciso ler e pensar sobre como a escrita convencional funciona.
O programa aborda essa questão: a alfabetização como um processo de reflexão sobre as regularidades do sistema alfabético. E apresenta uma série de atividades para alfabetizar pela leitura de textos.
As propostas de leitura selecionadas possibilitam que os professores percebam que para alfabetizar é necessário que os alunos "tenham problemas a resolver e decisões a tomar em função do conteúdo da atividade".
É fundamental chamar a atenção dos professores para dois aspectos: o tipo de pergunta que a professora faz aos alunos – sempre no sentido de ajudá-las a refletir – e o quanto eles pensam enquanto realizam as atividades. O mais importante, neste programa, é que os professores percebam que as respostas das crianças são inteligentes e reveladoras de suas hipóteses e que, com a ajuda do outro, é possível aprender muito.
Sempre que houver dúvidas ou comentários a fazer é importante introduzir uma pausa na apresentação.
Neste programa, a intervenção da professora é feita com duplas de alunos, para que se possa observar "de perto": o que e como pensam; que tipo de questão se pode colocar durante as atividades; e como eles respondem a uma intervenção pedagógica adequada. Mas isso não significa que as atividades só possam ser realizadas em duplas. Tudo que é proposto no programa é
possível encaminhar com a classe toda: a diferença é que na sala de aula o professor só pode acompanhar de perto e fazer intervenções em alguns grupos, não em todos.




Ditado de desenho realizado pelas professoras.


Depoimento da professora: Cristiany Guedes Rodrigues faço esse exercício diário : mostrar para minhas crianças o objetivo de cada atividade .







Ditado de desenho realizado pelas professoras










Diretora Salete Ribeiro, participando do ditado de desenho junto com as estagiárias e professoras.







   * Coffe break de encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário