Tendo em vista que ser
“alfabetizado” não é requisito básico para o aprimoramento da escrita, é de
fundamental importância apoiar-se em estratégias diversificadas que contribuam
para tal. Dentre elas, figura-se uma dinâmica voltada para o texto narrativo,
mais precisamente o conto, a partir dos seguintes procedimentos metodológicos:
O educador elabora vários fragmentos
textuais solicitando aos alunos que formem grupos de até quatro componentes,
cuja atividade será de dar continuidade aos mesmos.
Enfatizando a seguir sobre a importância dos elementos básicos concernentes à modalidade narrativa, tais como, título, personagens, enredo, tempo, espaço, clímax e desfecho final.
Enfatizando a seguir sobre a importância dos elementos básicos concernentes à modalidade narrativa, tais como, título, personagens, enredo, tempo, espaço, clímax e desfecho final.
Concluída toda a atividade, é o
momento de reunir todas as produções e propor que façam uma revisão coletiva,
despertando uma certa autonomia por parte dos mesmos em tornar práticos, os conhecimentos
adquiridos.
Finalizando portanto, é o momento de
uma última revisão feita pelo educador e, talvez pensar na hipótese da
realização de uma mostra cultural, onde as tarefas serão delegadas no sentido
de organizar o espaço, decorá-lo de acordo com a proposta e divulgar o convite
às demais salas, para que toda a escola interaja-se efetivamente com o evento.
Metodologias como essas visam ao aprimoramento dos recursos ligados às competências da escrita, no que se refere à construção do raciocínio lógico e à organização das ideias, formando um todo coeso e dotado de sentido.
Metodologias como essas visam ao aprimoramento dos recursos ligados às competências da escrita, no que se refere à construção do raciocínio lógico e à organização das ideias, formando um todo coeso e dotado de sentido.
a) Palestra sobre “As competências do professor alfabetizador e sua
influência na vida do educando.”
b) Banco de atividades: Deixar para os educadores
um banco de atividades do 1° ao 5° ano, com atividades complementares para
auxilío na alfabetização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário