sábado, 20 de outubro de 2012

O desenvolvimento do projeto...



               
                Tendo em vista que ser “alfabetizado” não é requisito básico para o aprimoramento da escrita, é de fundamental importância apoiar-se em estratégias diversificadas que contribuam para tal. Dentre elas, figura-se uma dinâmica voltada para o texto narrativo, mais precisamente o conto, a partir dos seguintes procedimentos metodológicos:
            O educador elabora vários fragmentos textuais solicitando aos alunos que formem grupos de até quatro componentes, cuja atividade será de dar continuidade aos mesmos.
            Enfatizando a seguir sobre a importância dos elementos básicos concernentes à modalidade narrativa, tais como, título, personagens, enredo, tempo, espaço, clímax e desfecho final.
            Concluída toda a atividade, é o momento de reunir todas as produções e propor que façam uma revisão coletiva, despertando uma certa autonomia por parte dos mesmos em tornar práticos, os conhecimentos adquiridos.
            Finalizando portanto, é o momento de uma última revisão feita pelo educador e, talvez pensar na hipótese da realização de uma mostra cultural, onde as tarefas serão delegadas no sentido de organizar o espaço, decorá-lo de acordo com a proposta e divulgar o convite às demais salas, para que toda a escola interaja-se efetivamente com o evento.
           
Metodologias como essas visam ao aprimoramento dos recursos ligados às competências da escrita, no que se refere à construção do raciocínio lógico e à organização das ideias, formando um todo coeso e dotado de sentido.
a)  Palestra sobre “As competências do professor alfabetizador e sua influência na vida do educando.”
b)  Banco de atividades: Deixar para os educadores um banco de atividades do 1° ao 5° ano, com atividades complementares para auxilío na alfabetização.


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